terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Breve explicação sobre o bacalhau


Uma amiga acessou o Maria Ribeiro Blog e comentou por email algumas curiosidades sobre o bacalhau. Achei interessante, pesquisei no Google e aí está:

O que você não sabe mas poderia saber sobre o Bacalhau.


Add caption

"BloggerBacalhau não é um peixe, mas vários. Cinco espécies marinhas podem ser vendidas com esse nome: Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. Porém, o chamado “bacalhau legítimo”: o peixe Gadus morhua, considerado o melhor de todos. Ele também é conhecido como cod ou bacalhau do Porto – uma referência à cidade portuguesa, apesar de não haver bacalhau em águas lusitanas. É que o Porto é um importante centro de comércio do peixe seco e salgado que chega do Atlântico Norte, em especial da Noruega. Portugal se tornou o maior mercado consumidor de bacalhau do mundo por causa dos maluquetes que se aventuravam pelos oceanos nos séculos 15 e 16. Aquele peixe duro e seco podia cheirar mal, mas demorava alguns meses para estragar. Por isso, era o alimento ideal para ser estocado nos porões das naus de Cabral e companhia. O bacalhau caiu no gosto da população portuguesa e, por tabela, da brasileira – o Brasil consome 30% do bacalhau produzido na Noruega, o que em 2002 correspondeu à bagatela de 18 mil toneladas."


Vale lembrar que um bom bacalhau faz toda diferença na confecção do prato. Por isso se o momento pede, se a ocasião exige e se os convidados merecem é melhor servir o bacalhau do Porto. Não tem erro!!!

Até o próximo post...

Ciao!


Nenhum comentário:

Postar um comentário