terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Breve explicação sobre o bacalhau


Uma amiga acessou o Maria Ribeiro Blog e comentou por email algumas curiosidades sobre o bacalhau. Achei interessante, pesquisei no Google e aí está:

O que você não sabe mas poderia saber sobre o Bacalhau.


Add caption

"BloggerBacalhau não é um peixe, mas vários. Cinco espécies marinhas podem ser vendidas com esse nome: Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. Porém, o chamado “bacalhau legítimo”: o peixe Gadus morhua, considerado o melhor de todos. Ele também é conhecido como cod ou bacalhau do Porto – uma referência à cidade portuguesa, apesar de não haver bacalhau em águas lusitanas. É que o Porto é um importante centro de comércio do peixe seco e salgado que chega do Atlântico Norte, em especial da Noruega. Portugal se tornou o maior mercado consumidor de bacalhau do mundo por causa dos maluquetes que se aventuravam pelos oceanos nos séculos 15 e 16. Aquele peixe duro e seco podia cheirar mal, mas demorava alguns meses para estragar. Por isso, era o alimento ideal para ser estocado nos porões das naus de Cabral e companhia. O bacalhau caiu no gosto da população portuguesa e, por tabela, da brasileira – o Brasil consome 30% do bacalhau produzido na Noruega, o que em 2002 correspondeu à bagatela de 18 mil toneladas."


Vale lembrar que um bom bacalhau faz toda diferença na confecção do prato. Por isso se o momento pede, se a ocasião exige e se os convidados merecem é melhor servir o bacalhau do Porto. Não tem erro!!!

Até o próximo post...

Ciao!


Visitando Patos de Minas

Deparei-me com um bistrô super charmoso. Decidimos almoçar antes de voltar à Araxá. Conhecemos Sara e Pedro, casal proprietário do bistrô. Ela é natural de Patos e formada em gastronomia com especialização na França. Ele, português, encontrou-se com a esposa na escola gastronômica deste país. Da paixão pela gastronomia nasceu a paixão de um pelo outro. Juntos abriram o restaurante nesta cidade mineira.

O serviço é impecável, o casal muito simpático e a comida deliciosa. Nosso deleite:
  • pães feitos pela chef aromatizados pelo azeite italiano, manteiga de leite e ervas finas;
  • a entrada nos deliciou com surpresa de berinjela temperada com molho vermelho e muçarela italiana. O azeite italiano Paganini dá a nota final ao sabor dos pratos. 
O prato principal escolhido foi peixe salgado do tipo Cod ou bacalhau do Porto. O nome da iguaria: Bacalhau ora pois. O prato é feito com peixe gratinado na chapa; batatas portuguesas e azeitonas pretas. Meu marido optou por Bacalhau do Zé do Pipo:  assado com creme e purê de batata.




 granfinale ficou por conta da sobremesa tipicamente portuguesa: pastelzinho de Belém, juntamente com o aroma e sabor do café moído na hora.

A gastronomia tem um quê de alquimia. Acredito que todo chef é no fundo um alquimista, um bruxo dos sabores. Atendimento personalizado em um ambiente refinado mas, acima de tudo, acolhedor, simples e sofisticado. Fica a dica!

Até a próxima...

Ciao! 


P.S. Resolvi postar algumas informações sobre o bacalhau. Confiram no próximo post.

Minas são muitas...

Add caption
Minas e as belezas que só essa terra tem. Frequentemente comentamos, curtimos e compartilhamos as nossas viagens e as viagens dos amigos. O post de hoje convida você a dar um pulinho logo ali... em Patos de Minas. Saindo de Araxá, BR 146, seguindo pelas curvas generosas das nossas minas gerais.